terça-feira, 12 de maio de 2020

Em meio à pandemia, bolsonaristas organizam caravanas para Brasília ("Congresso Em Foco")

Em meio à pandemia, bolsonaristas organizam caravanas para Brasília

Desde que o grupo “300 do Brasil” montou um acampamento em Brasília, formando uma espécie de movimento de inspiração paramilitar que defende Jair Bolsonaro, bolsonaristas de diversas partes do Brasil têm organizado caravanas para se juntar ao grupo. Em meio à pandemia de covid-19, os apoiadores do presidente atravessam diversos estados de ônibus até chegarem à capital do país. 
Do Paraná, há registros de excursões saindo de Londrina, no Norte do Estado, e de Umuarama, no Noroeste. O objetivo é participar de uma manifestação programada para o próximo domingo (17). No caso de Londrina, os manifestantes terão ônibus gratuito para a viagem até Brasília.
No Rio de Janeiro também há grupos se organizando para viajarem a Brasília. Segundo a revista Época, na sexta-feira (15) sairá uma caravana de ativistas pró-Bolsonaro, ao custo R$ 300 por pessoa.  
As caravanas já aconteceram na semana passada. A Gazeta, jornal do Espírito Santo, registrou que um grupo de 45 capixabas deixou Vitória, de ônibus, para se juntar, por dois dias, aos bolsonaristas acampados em Brasília. 
O mesmo movimento foi registrado no Mato Grosso, onde produtores rurais pagaram ônibus para levar manifestantes à capital federal.
Preocupação com o coronavírus
Se os manifestantes que se fecham por horas dentro de ônibus com outras dezenas de pessoas não estão preocupados com a propagação do coronavírus, há conterrâneos seus que estão. Nos grupos e páginas locais que divulgam as excursões, o alerta é recorrente. 
“Lá vem corona pra Umuarama. Se prepara”, escreve uma leitora do site local Obemdito. 
“Espero que vá todos num ônibus bem cheio e volte tds contaminados para deixarem de ser idiotas com esse comportamento no meio de uma pandemia e com + de 11 mil famílias de luto por suas perdas!! Gente imbecil!!!”, diz outra.

Nenhum comentário: