domingo, 24 de maio de 2020

Cláudia Lemes: Análise semiótica do vídeo deixa claro: “Eles querem nossas cabeças” ("VIOMUNDO")

Artigo da mestra em Semiótica e Educação e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Personalidade Cláudia Regina Lemes, compartilhado do portal VIOMUNDO, disponível pelo link <https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/claudia-lemes-analise-semiotica-do-video-deixa-claro-eles-querem-nossas-cabecas.html?utm_medium=popup&utm_source=notification&utm_campaign=site>.


Cláudia Lemes: Análise semiótica do vídeo deixa claro: “Eles querem nossas cabeças”
Reprodução
VOCÊ ESCREVE

Cláudia Lemes: Análise semiótica do vídeo deixa claro: “Eles querem nossas cabeças”


24/05/2020 - 19h07

Uma breve análise da reunião ministerial sob a ótica das imagens
por Cláudia Regina Lemes*
Não comentarei aqui os palavrões, as confissões criminosas, o escárnio com as vidas humanas que ficaram expostas nas falas da citada reunião ministerial.
Para escrever esta nota, fiz o exercício de diminuir o som e observar as imagens.
Vi um grupo de homens brancos diante de uma mesa e alguns sorrisos amarelados.
Sergio Moro — o ministro que alavancou a decisão da divulgação de tal vídeo, após deixar o governo — manteve-se de braços cruzados quase o tempo total da reunião.
Ao fundo o slogan e a imagem do Pró Brasil.
Um poster composto de crianças brancas representando a parcela da elite brasileira.
Uma mulher – Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos — com semblante alienado.
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, apresentou-se na maior parte do tempo com cotovelos apoiados na mesa e tórax projetado para frente, em posição de ataque — posição esta justificada pela sua fala: confronto com as leis, as regras e as normas do Meio Ambiente, o que justifica sua postura corporal.
Ao seu lado direito o ministro da Saúde — hoje já fora do ministério — Nelson Teich, levemente encurvado e sem encarar os palestrantes, se posicionou durante a fala de Salles com a boca entreaberta, sobrancelhas elevadas para o alto — espanto — olhou Salles nos olhos parecendo atônito, seguindo atentamente sua fala.
Os movimentos faciais de Salles eram acompanhados por Teich, que parecia não só ouvi-lo como também lê-lo através da face.
Um indivíduo que dedicou a vida aos estudos da Saúde humana provavelmente não aceita com tranquilidade o argumento de se aproveitar da distração da imprensa com as mortes causadas pelo coronavírus para relaxamento das leis ambientais.
A expressão de Teich denota perplexidade.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, de todos o mais curvado sobre a mesa, barba e cabelos mal cuidados, aparência de desleixo, denota a baixa autoestima de um ministro que provavelmente se vê pequeno diante dos funcionários de carreira do Ministério que aceitou dirigir: situação que expõe para ele mesmo quão pouco ele é.
Ao falar, o ódio nasce da sua expressão facial.
Mesmo sem som, é nítida a intensidade de sua raiva, expressa na tensão dos lábios, nos gestos com braços e mãos.
Teich se afasta para não ser atingido pelo movimento de braço do ministro Wentraub.
O vice presidente Mourão sorri com ar de quem assiste a uma comédia, mas reserva-se das gargalhadas.
Sorri com o canto dos lábios e por vezes desvia o olhar para o presidente, mantendo o cuidado de olhá-lo de baixo para cima, de forma que o olhar precise ser erguido para alcançar o do presidente.
Tal qual os cães para o dono.
Durante a exposição verbal do ministro Rogério Marinho — que apresenta algumas discordâncias de Guedes — parte dos integrantes da mesa movimenta as mãos para a própria boca, num sinal de que pensavam: isto não se pode falar, afinal o Guedes é o “filho preferido”.
Bolsonaro se porta na posição de rei.
Demonstra o que pensa sobre si mesmo: um monarca que não deve ser contrariado, que espera ser reverenciado, que pode investir contra seus opositores, sejam eles quem forem.
A imagem mostra o que aquele grupo entende por Brasil: um lugar a ser explorado, uma selva a ser botada ao chão, um território a ser tomado do povo pelos “verdadeiros” brasileiros.
O que se entende por brasileiros: homens brancos burgueses, heterossexuais defensores de dogmas, poderes e posição social que consideram direitos humanos coisa de opositores.
Dominadores de algumas mulheres brancas omissas e crianças brancas advindas destes relacionamentos.
Este é o Brasil acima de todos: acima de todo o resto da população.
Homens e mulheres negros/as, indígenas, mestiços, empobrecidos/as, mulheres e homens pensantes, defensores dos direitos humanos, homossexuais e minorias: UNI-VOS … pois eles querem nossas cabeças.
*Cláudia Regina Lemes é Mestre em Semiótica e Educação, Doutoranda do IPUSP — no programa de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Personalidade.

AJUDE O VIOMUNDO A SOBREVIVER

Nós precisamos da ajuda financeira de vocês, leitores, por isso ajudem-nos a garantir nossa sobrevivência comprando um de nossos livros.

Nenhum comentário: