domingo, 23 de novembro de 2025

Movimento UFPantanal fixa outdoors em Corumbá e Belém






Movimento UFPantanal fixa outdoors em Corumbá e Belém

O Movimento pela criação da Universidade Federal do Pantanal fixou outdoors em Corumbá (MS) e Belém (PA), onde aconteceu a Cúpula do Clima. É o início de uma nova fase do Movimento, que está finalizando pré-projeto do futuro centro de referência sobre o Pantanal e a tríade inovação, inclusão e integração.
Neste feriadão em Corumbá (MS) e há duas semanas em Belém (PA), quatro outdoors foram expostos como expressão do Movimento UFPantanal, pela criação da Universidade Federal do Pantanal. Uma universidade com o DNA do Bioma. Que o Mundo precisa do Pantanal e o Pantanal precisa do Mundo. As novas gerações e toda a população brasileira têm urgência pela implantação de um centro de referência em Pantanal, sobretudo nestes tempos álgidos e de oportunismo individualista institucionalizado.
Com base em estudos bem fundamentados ao longo de décadas e a observação crítica e sincera de quem atua no ensino e na pesquisa há mais de 50 anos em Corumbá e no Pantanal, o mais efetivo investimento a ser feito na região é a implantação de instituição universitária federal a ser gerida sem subalternidade no coração do Pantanal e da América do Sul. Além da geração de postos de trabalho diretos e indiretos de qualidade como oportunidade para as novas gerações cuja única saída é uma BR-262 pródiga em tirar a vida de pessoas em busca de porvir, a elevação da massa salarial em uma região que nos últimos trinta e cinco anos perdeu mais de cinco mil empregos qualificados com a privatização da Noroeste, Bacia do Prata, Urucum Mineração (da extinta Metamat), Embratel, Telems e Enersul, além do esvaziamento de instituições locais como o INSS, INCRA, IBGE, PORTOBRÁS, INFRAERO, Receita Federal, Banco do Brasil e muitas outras agências bancárias.
Para surpresa dos céticos e decepção dos contrários, o Movimento UFPantanal se ergue do âmago dos desassossegados, da consciência das cidadãs e cidadãos, povos originários e comunidades tradicionais sinceramente comprometidos com as reais e efetivas demandas por transformação da região cuja população tem sofrido sério processo de descaracterização em sua diversidade biológica e humana (incêndios que tomam conta do Bioma e o processo de esvaziamento demográfico, cultural e ambiental por causa das carências de equipamentos e investimentos no interior do Pantanal são fatores ineludíveis a ser encarados de frente, sem procrastinação).
No coração da COP-30, a campanha foi "UFPantanal, o futuro sustentável do Pantanal", em que o painel foi colocado no acesso a uma das principais vias da Cúpula Mundial do Clima, ainda que houvesse muita polêmica em relação à gestão pelo governo paraense, em muitos momentos truculento com a participação popular.
No coração do Pantanal e da América do Sul, o mote é "UFPantanal, o futuro começa aqui". Porque efetiva e sinceramente está aqui, no centro formador -- a UFPantanal, com sede em Corumbá --, o futuro para as novas gerações de corumbaenses, ladarenses e pantaneiros de todos os quadrantes, demais brasileiros e, inclusive, transfronteiriços. Os primeiros painéis foram colocados à Rua Frei Mariano com Portocarrero, à Avenida Rio Branco (em frente ao prédio histórico do Campus do Pantanal da UFMS) e à Rua Dom Aquino próxima à saída para a Bolívia. Logo virão outros outdoors, bem como outras campanhas, e sobretudo as etapas participativas, consultivas e debates.
Ahmad Schabib Hany

Nenhum comentário: