quarta-feira, 2 de abril de 2025

Encontros presenciais e lançamento do Comitê pró-UFPantanal

Encontros presenciais e lançamento do Comitê pró-UFPantanal

Quinta, dia 3, às 19 horas, no campus da UEMS de Campo Grande, e sexta, dia 4, às 18 horas, no Moinho Cultural, em Corumbá, serão feitos encontros para iniciar o processo de construção participativa da Universidade Federal do Pantanal, com base na tríade inovação-inclusão-integração.

O mês de abril, que abre a fecunda estação primaveril no Hemisfério Sul, inicia com dois encontros da cidadania relativos à criação da UFPantanal (Universidade Federal do Pantanal): quinta, dia 3, às 19 horas, na UEMS de Campo Grande (Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155, vila Santo Amaro), e sexta, dia 4, às 18 horas, no Moinho Cultural, Porto Geral, em Corumbá. Na capital, o evento é uma parceria do Movimento UFPantanal com o Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves; no Coração do Pantanal e da América do Sul, a iniciativa é do Movimento UFPantanal com o Ponto de Cultura Moinho Cultural. Ao final do encontro em Corumbá, um lual com um grupo musical dará as boas-vindas aos participantes e sobretudo ao novo tempo que é reservado para Corumbá e o Pantanal.

Para cumprir extensa agenda nos dias 2 e 3 de abril na capital, uma comitiva estará em Campo Grande, em diferentes instituições que agendaram reuniões de trabalho e troca de informações e apoio. A receptividade no estado é tal, que Dourados e Três Lagoas se farão representar por pesquisadores e docentes universitários, alguns já aposentados. Da mesma forma, em Corumbá estão agendadas reuniões setoriais com os diferentes segmentos sociais, culturais, econômicos e políticos em dias subsequentes ao encontro a ser realizado no Moinho Cultural com representantes da esfera federal.

O projeto da UFPantanal, segundo assessores do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, é tido como referência para as futuras universidades-bioma, que em coordenação com a Secretaria-Geral da Presidência serão as escolhidas para a série de novas instituições universitárias a serem criadas pelo Presidente Lula em seu terceiro mandato presidencial. Entretanto, a UFPantanal, além de pioneira nessa característica inovadora, tem o Espaço Comum de Educação (inspirado no modelo do Presidente Pepe Mujica no Uruguai) como peculiaridade. Essa condição é que permitirá ao estudante da futura universidade federal sediada em Corumbá ser habilitado profissionalmente tanto no Brasil quanto na Bolívia (e, se o governo do Paraguai se abrir para essa perspectiva, o mesmo ocorrerá em relação ao país platino).

Nessa oportunidade, no encontro de Corumbá, será anunciado o Comitê pró-criação da UFPantanal, com membros oriundos dos mais variados segmentos sociais, culturais, econômicos e políticos. Constituído por cidadãos engajados com a nova universidade, o Comitê desempenhará papel relevante, sobretudo na articulação com as instituições locais, estaduais, federais e internacionais, sem subalternizar o Movimento UFPantanal, o qual continuará a manter a interlocução com a sociedade nos mais variados aspectos, com proatividade e mobilização.

A mesma proatividade (além da resiliência) permitiu que o projeto fosse construído sem atropelo, sobretudo de forma inovadora, inclusiva e integradora, de modo que, ao ser anunciada a etapa das legítimas contribuições vindas dos vários segmentos sociais constitutivos da região e do país, se tratará de um projeto consistente e robusto, livre de qualquer estigma e resquício excludente. O projeto é fruto de um trabalho coletivo silencioso, graças à competência de pesquisadores e docentes que recolhidos no sábio anonimato e com muita humildade estarão entregando à sociedade um documento que norteará novos paradigmas de instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação. 

Por enquanto, agradecemos a todas e todos pela generosidade, confiança, apoio e, em especial, solidariedade. Todos os interlocutores do Movimento UFPantanal, humilde e irmãmente, foram, estão sendo e serão ouvidos em todo o processo. O Movimento UFPantanal não se esvairá nem arrefecerá sua capacidade de esperançar, em tempos de tamanha adversidade, em que este fruto pródigo é do tamanho, da dimensão, do povo brasileiro, que não admite a deslealdade nem normaliza a cobiça.

Ao darmos as boas-vindas aos integrantes do Comitê Pró-UFPantanal, manifestamos nossa gratidão àquelas e àqueles que somam, como Dom Francesco Biasin, o generoso e inspirador Anfitrião; Professor Helvio Rech, Professora Elisa Freitas, Professora Ilsyane Kmitta, Professora Lígia Baruki e Melo, Professora Dirce Soken, Professor Sérgio Pereira, Professor Ilídio Roda, Biólogo Valdinei Conceição, Professor Wilson Melo, Empresário Armando Arruda Lacerda, Professor Fabiano Silva, Professora Márcia Rolon, Professor Alberto Feiden, Professor Helio de Lima, Professor Jorge Eremites, Pesquisadora Suzana Maria Salis, Socióloga Mariana Arndt, Professora Edy de Barros, Professor Gilberto Luiz Alves, Professora Mônica Cavalcanti Kassar, Artista Plástica Marlene Mourão, Médico Ronaldo Costa, Médica Sílvia Uehara, Médico Mário Sérgio Kassar, Professor Obeltran Navarro, Artista Plástico Rubén Darío Román, Professora Simone Yara Benites da Silva, Professor Valmir Corrêa, Professor Johonie Midon, Professora Lúcia Salsa Corrêa, Médico Antônio Carlos Leite de Barros, Biólogo Miroslav Temeljkovich, Médico Antônio Carlos de Barros Vinagre, Professora Estela Scandola, Professor Moacir Lacerda, Professor Masao Uetanabaro, Professora Janan Hany, Licenciado Williams Blacout, Bacharel Joel Moreira, Pesquisadora Débora Calheiros, Jornalista Maria Cristina Ataíde, Educador de Economia Solidária Aníbal Monzón, Advogado Jorge Benigno Sales, Professor Thiago Godoy, Pesquisadora Márcia Divina, Professor André Motta, Jornalista Luiz Taques, Professora Clariane Siqueira, Arquiteta Lauzie Mohamed Xavier, Professor Fabiano Rückert, Jornalista Nelson Urt, Engenheiro Sérgio Baruki, Professora Elaine Gomes Ferro, Professor Júlio Galharte, Empresário Nasser Safa, Jornalista Dary Jr., Ativista Arturo Ardaya, Professor Carlos Roberto Pereira, Professora Elaine Cancian, Professor Gilliard do Prado, Advogada Eliane Gonçalves, Professor Paulo Boggiani, Professora Angélica Bezerra, Pesquisador Agostinho Catella, Pesquisadora Raquel Juliano, Pesquisadora Aiesca Pellegrin, Técnico Igor Schabib Péres, Professora Mara Leslie do Amaral, Professor Paulo Robson de Souza, Professora Iria Ishii, Professor Arnaldo Yoso Sakamoto, Pesquisadora Sílvia Maria Costa Nicola, Professora Suzianny Ebelling, Professor Egon Krakhecke, Professor Lejeune Mirhan, Odontólogo Zacaria Yahya Omar, Professor Flávio Pimentel, Professora Rosangela Vila, Professora Andreliza de Souza, Empresário Munther Safa, Professora Renilce Barbosa, Professor Waldson Diniz, Psicóloga Nádia Bureman, Professor Anísio Guilherme da Fonseca e o Jornalista Alle Yunes Solominy Neto que, generosa e discretamente, fez todo o registro da gênese daquilo que as novas gerações se beneficiarão e nossa laboriosa população de incansáveis combatentes saberá aquilatar da maneira mais sábia e leal: o Pantanal é por inteiro e de todos. Como verdadeira casa comum, nele cabem todas e todos aqueles que sabem somar e construir. Somar e construir, sempre.

Ahmad Schabib Hany

Nenhum comentário: