sexta-feira, 17 de novembro de 2017

MARLENE MOURÃO, A QUERIDA PENINHA, LANÇA NOVO LIVRO EM CORUMBÁ



A querida Amiga Marlene Terezinha Mourão, a Peninha de todos os encantos e criações, está lançando seu novo livro -- Um altar para as valorosas sandálias do Frei Mariano de Bagnaia --, nesta quinta-feira, dia 23 de novembro (Dia Municipal da Cultura, em homenagem à eterna Helô Urt), às 19h30min, no SESC Corumbá (rua Treze de Junho, 1703, centro, esquina com a Vinte e Um de Setembro, fone 3232-3130). O preço do livro é de R$15,00 (quinze reais), em razão de ter sido contemplado com recursos do FIC Pantanal (Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal).

A obra da artista plástica, poeta e cartunista busca resgatar a memória do frade franciscano que durante a ocupação paraguaia de Corumbá assistiu crianças e famílias cujos pais haviam partido para os combates da Guerra da Tríplice Aliança. No pós-guerra, quando ele conseguiu concluir a construção da Igreja Matriz, acabou sendo vítima de uma campanha difamatória que causou sua transferência para o interior de São Paulo, onde veio a falecer depois de longa e penosa agonia decorrente de um corte na garganta. Os descendentes de seus desafetos, na década de 1950, quando Corumbá amargava o início do declínio econômico, se encarregaram de promover um segundo linchamento moral, ao difundir uma bizarra lenda de que "as sandálias do Frei Mariano teriam amaldiçoado Corumbá".

Muito discreta, a Peninha não é muito chegada a divulgação (sobretudo quando se trata de suas obras), mas graças ao igualmente querido Jornalista Luiz Taques, que nos enviou desde Londrina a notícia e a ilustração do convite, aproveito de compartilhar com Vocês. Quem estiver em Corumbá na quinta-feira, aproveite de participar do Café Literário, coordenado pela querida e incansável Marcelle de Saboya Ravanelli, competente gestora e promotora cultural do SESC Corumbá, e levar para casa o novo livro da Peninha.

Ahmad Schabib Hany

Nenhum comentário: