quarta-feira, 28 de setembro de 2016

AS ÁGUAS ÍNTIMAS DO NOVO ROMANCE DE LUIZ TAQUES (Aline dos Santos)

As águas íntimas do novo romance de Luiz Taques



Na véspera do (tardio) lançamento em Campo Grande (MS) do livro-reportagem "Crônica de uma grande farsa", em coautoria com o também Jornalista José Maschio, a Poeta e Jornalista Aline dos Santos faz uma oportuna crítica do mais recente livro (autobiográfico?) do Jornalista e romancista Luiz Taques (disponível em: ).

Vendas em Corumbá (MS) com o Professor Edinaldo Taques (irmão do autor), pelo celular (67) 9 9254-4164. Em Campo Grande, na Livraria Cabine Cultural, rua Sergipe esquina rua da Paz (Jardim dos Estados), ou pelo fone (67) 3253-9196.

A seguir, íntegra da crítica de Aline dos Santos (http://fazmuitobem.com/as-aguas-intimas-do-novo-romance-de-luiz-taques/).


As águas íntimas do novo romance de Luiz Taques

Por Aline dos Santos

Nem coxinhas nem petralhas, nem apocalípticos nem integrados. O mundo se divide entre os que amam e os que não entendem os rios. E é nessa primeira classe que se encontra a mãe, personagem do romance Um Rio, Uma Guerra, – o novo livro de Luiz Taques (Kan Editora, 112 páginas).

Compreensível, então, que se banhar no rio seja o melhor presente e único pedido de uma aniversariante de nove de fevereiro de um ano qualquer. E pelas águas vêm os murmúrios do passado. Do rio – esse ser talhado para ser eterno, mas nunca o mesmo – brotam lembranças da guerra e suas mortes, da guerra e seus abusos, da guerra e a miséria humana.

Mas longe do caudaloso rio de fronteira, são as águas íntimas da relação filho e mãe que mais ameaçam. Elas falam de saudade, de pessoas que viram retratos, do tempo que avança sobre o que se tem de mais amado, das lembranças que oxigenam o presente. Uma narrativa construída com lirismo, sem afetação, na linha tênue da dor e da delícia, onde cada palavra só poderia estar onde a encontramos.

O autor vem se dedicando a ser relativo de águas. Também há um rio em Pedro. Mas naquela ficção, naquele primeiro romance de Luiz Taques, ele vem a ser o único vivente numa cidade interiorana, esquecida e com a marca da ausência. Sinal de que na literatura de Taques, rio e pessoas se cruzam em suas profundezas.

Aline dos Santos é poeta e jornalista.


http://fazmuitobem.com/as-aguas-intimas-do-novo-romance-de-luiz-taques/

Nenhum comentário: