quinta-feira, 19 de agosto de 2021

AS DIVINAS MENSAGENS DO MENESTREL DA CIDADANIA

AS DIVINAS MENSAGENS DO MENESTREL DA CIDADANIA

O Poeta Balbino G. de Oliveira agracia o leitor com mais uma obra que tem a graça e a doçura do grande Menestrel da Cidadania. “Divinas Mensagens de Amor e Paz”, seu nono livro autoral, é um bálsamo pela generosa oportunidade em que nos convida, nestes tempos sombrios, ao Amor e à Paz, com letras maiúsculas.

“Divinas Mensagens de Amor e Paz”, nono livro autoral do Poeta Balbino G. de Oliveira, é mais um bálsamo que o Menestrel da Cidadania nos oferta, sempre com a humildade e a graça de enxergar o melhor das pessoas em seu inesgotável ofício de cronista de seu tempo, com o olhar cândido e doce.

Acreditar. Ter fé. Amar incondicionalmente ao Próximo. Enxergar nele tudo o de bom, de melhor. Ser um incansável baluarte da Paz. Isso e mais um montão de atributos são o sinônimo de nosso querido Menestrel, o Poeta Balbino.

Com sua peculiar generosidade e talento sem igual, o jovem octogenário, que parece brincar com as palavras, garimpa, na verdade, as qualidades muitas vezes desconhecidas até pela pessoa que ele analisa e insere em seu inesgotável ‘banco de pessoas’.

São mensagens de esperança, de otimismo, de lição de humildade... Cada poema lido, tal qual prece feita, com todo o respeito pelos que leem os Livros Sagrados, nos levam à renovação da Fé, do Amor ao Próximo, à devoção da Paz.

Despe-nos de nossas vaidades, vicissitudes, contrariedade e contradições. Fragiliza-nos ao tempo em que nos fortalece: é que a doçura desconstrói a fortaleza que a Vida no transcorrer do tempo foi construindo, na ânsia de nos protegermos.

O Poeta Balbino nos torna melhores, do modo mais sincero, ao tempo em que descobre em nosso âmago os valores que acabaram sedimentados, assentados na nossa mais funda profundidade em nós mesmos, em nosso cotidiano atribulado de disputas, dissabores e retaliações ditas civilizadas.

Em uma de nossas derradeiras conversas a sós, o Professor Salomão Baruki, no interior da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, reverenciava a generosidade sem fim do Poeta Balbino, que então lançava mais um livro de Poemas. Idealizador do ILA quando gestor da Cultura, como Secretário de Estado de Educação e Cultura no derradeiro Governo de Mato Grosso uno, tendo à frente o Governador Cássio Leite de Barros, admirava-se da inesgotável capacidade de nosso Menestrel de identificar as qualidades existentes em cada pessoa, tamanha a bondade que o Poeta Balbino tem em sua alma poética.

Alma de menino, coração grato a Deus e à Vida, o Poeta Balbino sabe enxergar o que nem mesmo a pessoa analisada enxerga de si mesma. Como um generoso Anjo da Poesia, nosso Menestrel da Cidadania veio disseminar Amor e Paz ao longo de décadas de lida, a sagrada labuta, em todas as suas atividades, das quais é um Vencedor. Porque só é capaz de ver coisas boas quem tem bondade em seu coração.

Pois, tenho a honra e a lisonja de privar de uma Amizade (com letra maiúscula) linda, pura e evoluída, por décadas a fio, desde os tempos em que arregimentamos cidadãos de todo o estado para restaurar e revitalizar o ILA, nos derradeiros anos da década de 1980.

De lá para cá, foram inúmeros os ‘mutirões’ em que estivemos envolvidos, sempre como voluntários, e não tem cessado o meu aprendizado com esse jovem octogenário que doa ânimo, amor, fé e esperança por meio de sua Poesia, que na verdade é prece pura, para agradecer a Deus pelas graças distribuídas.

“Divinas Mensagens de Amor e Paz” é livro de cabeceira, para ser lido e relido a todo momento, a todo instante, sobretudo nestes tempos sombrios, que logo passarão.

Ahmad Schabib Hany

Nenhum comentário: