sábado, 25 de janeiro de 2020

O DERRADEIRO ANIVERSÁRIO DE UM GRANDE GURU



O DERRADEIRO ANIVERSÁRIO DE UM GRANDE GURU

Mohamed (“Chíchi”) fez parte de uma geração de jovens generosos cujos ideais não se circunscreveram à ascensão social ou à simples autorrealização, mas à transformação da sociedade e à procura incansável da justiça social.

25 de janeiro de 1974. Manhã quente, mas com promessa de chuva. Dia de aniversário no lar de um casal muito querido -- por acaso, meus saudosos Pais, que no ano anterior, em 26 de abril, tinham feito suas Bodas de Prata, restritamente em família, até porque desde a chegada ao Brasil a luta pela sobrevivência e pela formação educacional dos/as filhos/as era prioridade absoluta --, e o primogênito comemorava, bem ao seu estilo, “um quarto de século”.

Mohamed, que estava “a um passo” de sua graduação em Psicologia no Centro Pedagógico de Corumbá (CPC), da Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) -- a ditadura sanguinária do coronel, autoproclamado general já como ditador, Hugo Banzer Suárez, instaurada em agosto de 1971, e que inseriu a Bolívia em seus quase oito anos de arbítrio e corrupção entre os principais produtores mundiais de cocaína, decretara o recesso das universidades por dois anos, razão pela qual havia sido obrigado a abandonar Sociologia na Universidade Mayor de San Andrés (UMSA) --, pedira a nossos Pais que, em vez de festa, a Família se dedicasse a algo diferente.

E assim foi. Embora meu Pai gostasse de comemorações, atendeu ao pedido de meu hoje saudoso Irmão, e, em vez de festa, foi um dia de muito trabalho, em que levou a todos/as a uma inevitável reflexão: apesar de termos todos os motivos para comemorar mais um ano de vida do mais velho dos Filhos de “Seu” Schabib e Dona Yoya, como meus Pais eram conhecidos, seu inusitado pedido provocou uma chamada de atenção, sobretudo às/ao Irmãs/ão, mais novas/o e, portanto, curiosas/o. Sem proselitismo, esse Irmão sabiamente nos alertava sobre o que acontecia ao nosso redor, ainda que a aparência de normalidade, insustentável, tentasse encobrir os tempos sombrios em que vivíamos.

Dava a impressão de que algo estranho estivesse acontecendo. E, de fato, 1974 desde o começo foi diferente, não apenas para nossa Família, mas para Corumbá e todo o continente: Depois do golpe sanguinário do facínora Augusto Pinochet, no Chile, ocorrido em setembro de 1973, as hordas fascistas se sentiam muito mais fortalecidas. Não por acaso, a despeito da iminente derrota dos Estados Unidos no Vietnã servisse de ducha de água fria para os falcões do Pentágono, no hemisfério Sul, particularmente na América Latina, o nefasto Plano Condor já estava em projeto, nas pranchetas obscurantistas dos estrategistas sanguinolentos, que agiam com total desenvoltura desde os porões das (mal)ditaduras serviçais do império.

1974 era ano eleitoral, e o partido de sustentação do regime de 1964, a Arena (Aliança Renovadora Nacional) começava a sentir o desgaste inerente ao exercício do poder, ainda mais, com a censura sistemática a todos, literalmente todos, os meios de comunicação -- jornais, revistas, rádios, cinema e televisão --, as denúncias, ainda que a boca pequena, de casos de tortura, mortes misteriosas e desaparecimentos de pessoas normais e comuns que “saíam de cena” por terem sido denunciadas por bajuladores/as da ditadura, que para fazer média com seus chefes forjavam acusações contra eventuais desafetos/as ou parentes de desafetos/as, leviana e criminosamente.

Músicas com estribilhos do tipo “Eu te amo, meu Brasil, eu te amo, ninguém segura a juventude do Brasil” eram as que mais tocavam nas duas emissoras de rádio de Corumbá, a despeito da qualidade profissional da imensa maioria dos trabalhadores da radiodifusão local, fosse na Rádio Difusora Mato-grossense S/A ou na Sociedade Rádio Clube de Corumbá Ltda. Ao passar a frequentar os estúdios das duas emissoras (um no histórico prédio da rua Treze de Junho, demolido em 1978, e o outro na sobreloja do Cine Anache, hoje ameaçado de demolição), por meio de nossos queridos Amigos Juvenal Ávila de Oliveira e Edson Moraes, é que pude conhecer o rigor do controle burocrático da censura, que então se grafava com letra maiúscula, por indicar o Departamento de Censura e Diversões Públicas da Polícia Federal, órgão do Ministério da Justiça.

A onda, digamos, “puritana” também tomava conta das redações dos jornais de Corumbá. Colaborações assinadas por seguidores locais do pensamento de Plínio Correia de Oliveira, fundador e principal dirigente da Organização Brasileira de Defesa da Tradição, da Família e da Propriedade (TFP), estampavam a primeira página dos jornais corumbaenses. Havia uma determinação incontestável para acompanhar a orientação dos chefes do regime, em que o senador mato-grossense Filinto Müller (o mesmo que, quando chefe da polícia política da ditadura de Vargas, o DIP, entregou a Companheira de Prestes para ser morta pelos carrascos nazistas, na Alemanha de Hitler) não só fora presidente do Senado como da Arena (e terminara morto na queda do avião da Varig em Orly, nas imediações de Paris, França, em julho de 1973).

Naquela época os delegados de polícia eram nomeados por atos discricionários do governador, pois ainda não havia sido conquistada a carreira policial (aliás, Corumbá até então só possuía Polícia Civil; a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros viriam no ano das comemorações do Bicentenário de Corumbá, 1978, quando o vice-governador Cássio Leite de Barros assume o governo de Mato Grosso, em decorrência da desincompatibilização do governador Garcia Neto, candidato a senador). O então delegado regional de polícia, um bacharel em Direito que antes fora professor de Matemática, de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política Brasileira (OSPB), no início de dezembro de 1973, havia recebido um abaixo-assinado de moradores da ex-Feira Boliviana, onde residíamos, reivindicando que contivessem a violência explícita nas imediações de bares noturnos, em que, sobretudo, trabalhadores rurais e trabalhadoras do sexo acabavam perdendo a vida, além de ameaçar transeuntes que, ao final das aulas noturnas, retornavam às suas casas.

Curiosamente, em vez de promover uma solução acordada entre proprietários desses bares e os moradores da localidade, determinou que se fizessem blitze indiscriminadas em estabelecimentos comerciais, sorveterias, restaurantes, hospedarias e hotéis devidamente registrados, como flagrante retaliação contra os subscritores daquela petição, detalhada e bem articulada. Na época, meu saudoso Pai havia sido um dos autores do documento e, além de morador, era proprietário de uma sorveteria e uma hospedaria com refeitório, e entendera o recado do delegado, mas não se intimidara porque fazia questão de andar dentro da legalidade.

O alvo, então, passou a ser outro: meu Irmão, que retornava a pé do CPC (já nas instalações da Unidade 1 do atual Campus do Pantanal da UFMS), depois das dez da noite, geralmente sozinho. Ele contara, pelo menos três vezes, que o camburão da Polícia Civil (uma Veraneio modelo 1970) o havia abordado de forma provocativa já na rua América, nas imediações da Importadora Corumbaense Ltda., antiga distribuidora da Brahma na região. Meu Pai, que não se fazia de rogado, chegou a visitar o gabinete do delegado regional várias vezes, mas este não o atendia, limitando-se a designar subalternos para ouvi-lo, e que sempre recorriam ao argumento de que “o delegado” é quem deve tomar as providências. Que nunca foram tomadas.

Em março, precisamente dia 11, aniversário de minha saudosa Mãe, um grupo de indivíduos não identificados tentava inutilmente adentrar, pelos fundos, ao quintal da casa da Família, quando cães latiram e os intimidaram. Uma de minhas Irmãs acordou com os latidos e chamou meu Pai, que, como advertência, deu cinco disparos de revólver calibre 32 (registrado e com porte de armas), acreditando tratar-se de ladrões. Do outro lado encontrava-se a hospedaria totalmente lotada, principalmente por comerciantes bolivianos que costumavam carregar elevados valores para compra de mercadorias em São Paulo, e ao retorno para pagamento de taxas aduaneiras, impostos de importação e fretes ferroviários.

Só depois dos disparos é que se anunciaram policiais civis em operação de captura de um suspeito, como se o quintal de casa não estivesse cercado ou fosse terreno baldio. Pior: insinuaram o suspeito ser meu Irmão, universitário que, inclusive, estava com a Carteira de Trabalho assinada, pois trabalhara bom tempo com o inventor do famoso Trator-Anfíbio do Pantanal, o Senhor Alfredo Buonnocore, da Ital Mecânica Corumbaense Ltda. (antes de cursar Sociologia, ele iniciara bacharelado em Engenharia Civil, também na UMSA, em La Paz). Até minhas Irmãs e eu entramos no bate-boca com os ditos policiais (que mais pareciam jagunços), repudiando o ocorrido e exigindo respeito por todos/as nós.

Por causa dos disparos, a guarnição tentou levar meu Pai à delegacia na madrugada, mas ele se recusou, ou melhor, minha Mãe se interpôs e o impediu de sair de casa, até por temer pela integridade física dele. Mas às 7 horas da manhã ele já estava na delegacia com testemunhas, provando que eles não haviam se apresentado pela porta da hospedaria ou tocado a campainha da casa. Mais uma vez, não era o delegado regional que o atendia, mas um delegado subalterno, recém-chegado, que, embora dissesse compreender as razões de meu Pai, em momento algum determinou algum procedimento disciplinar contra os implicados nesse episódio, que mais parecia um atentado.

Depois desse episódio, meu Irmão tomou mais cuidado com sua integridade física, e passou a pegar carona de Amigos que o deixavam na porta de casa. Mesmo assim, em meados de agosto daquele ano, segundo alguns de seus Amigos mais próximos, ele fora alvo de mais uma investida de um dos camburões (creio que eram duas Veraneios as que haviam sido designadas a Corumbá, em substituição ao velho Jeep modelo 1960 e às duas “rádio patrulhas”, que eram Fuscas 1967, com uma sirene estridente). Não por ser meu Irmão (e Guru), mas Mohamed tinha um raciocínio eficiente e uma capacidade de convencimento extraordinária. Até meu Pai, excelente para debates, acabava perdendo para meu saudoso Irmão. Mas esse episódio derradeiro nunca contara para a Família, talvez para evitar preocupação com ele, que era autossuficiente.

Ano atípico, 1974 não se encerra sem antes testemunhar a eternização de Mohamed, em circunstâncias nunca elucidadas pelas autoridades da época. Aniversário de 196 anos da fundação de Corumbá, 21 de setembro entra para nossa história familiar como o fatídico dia em que o nosso Guru, nosso incansável Mestre, em meio a um mistério sem fim (em minha modesta opinião, propositalmente, pois as autoridades se omitiram flagrantemente), se eterniza e, embora em pensamento sempre o tenhamos presente em todos os momentos de nossa Vida, a lacuna de sua rica e fecunda convivência conosco marcou muito a nossa juventude e, sobretudo, a Vida de nossos saudosos Pais, que se eternizaram sem terem podido encontrar a resposta que tanto procuravam, pois sabiam que seu primogênito, além de generoso e solidário, era um convicto ser vivente da e pela transformação da humanidade.

Ahmad Schabib Hany

Nenhum comentário: