DEMOCRACIA GOURMET (CONTÉM IRONIA), DARY ESTEVES JR.
Com muito regozijo, tenho o prazer de compartilhar com Vocês a mais nova composição do querido Amigo-Irmão-Camarada-Companheiro Dary Esteves Jr., cantor e compositor de bandas já consagradas, como a Esteves & Nadal e a Terminal Guadalupe, com a qual se apresentou em Corumbá no Festival América do Sul, em 2006. Lembrando sempre que os artistas não vivem de brisa, deixo aqui o link que dá acesso à composição em plataformas de áudio, que ajuda a custear as despesas com produção e gravação de qualidade, em estúdio: <https://tratore.ffm.to/democraciagourmetcontemironia>. (E, como ele mesmo diz, para quem não tem condições de acessar a uma plataforma dessas, fica aqui o link no YouTube, com acesso gratuito: <https://youtu.be/sZwjDqH8RGI>.)
Além de consagrado cantor e compositor de talento, personalidade e caráter, Dary Jr. é Jornalista (com letra maiúscula) com trajetória reconhecida, autor de matérias jornalísticas que o revelaram para o Brasil e o mundo entre fins da década de 1980 e início dos anos 1990. Trabalhou dignificando o ofício de Jornalista nos maiores meios do Brasil em diversos estados e no Distrito Federal. Continua desempenhando esse digno ofício, a despeito dos tempos insólitos em que vivemos...
Mais um corumbaense que corrobora a noção de universalidade, porque ser corumbaense não é ficar restrito ao quadrilátero central do perímetro urbano, é batalhar na pugna por uma sociedade livre e libertária em todos os quadrantes do Planeta, que é nossa casa maior, e a humanidade nossa verdadeira família, cujo porvir depende de nossas atitudes, e não intenções ou doutrinas excludentes --- o que, aliás, nos ensinaram corumbaenses universais, natos ou por opção, como Wega Nery, Apolônio Carvalho e Manoel de Barros.
"Democracia Gourmet (Contém Ironia)"
(Dary Esteves Jr.)
Pelo silêncio dos viados
Pela cruz que não é minha
A rua cheia de soldados
Mulher, só cama e cozinha
Pela terra sem índios
E o campo sem enxadas
Pelos Estados Unidos
Pelo fim dos camaradas
Pelos negros isolados
Ninguém foi capaz de ver
Estamos tão mergulhados
Na democracia gourmet
Por trabalho sem direitos
Viva a nova escravidão
Se não há prova que dê jeito
Mais vale a convicção
Pelo bem da hipocrisia
Todo falso moralismo
O golpe à luz do dia
Pelo abraço do fascismo
O dinheiro que eu desvio
O imposto que eu sonego
A cada cheque sempre frio
Pelo filho que eu nego
Por baruscos e paloccis
A miséria dos artistas
Em defesa das minhas posses
E dos porcos chovinistas
Pelos patos da Fiep*
E os meninos de Wall Street
Por tudo o que não preste
Pelo mal que se habilite
Eu
Peço por mim
Eu
Voto sim
*A letra original previa "Fiesp", mas decidi trazer a referência para a entidade que representa o capital no Paraná, a Fiep.
Dario Julio & Os Franciscanos é o projeto solo
do cantor e compositor Dary Esteves Jr., também integrante das bandas Esteves
& Nadal e Terminal Guadalupe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário