Psicólogos realizam segunda confraternização Ladário - Corumbá
Homenagem póstuma à Psicóloga Maria Aparecida Lopes Batista marca celebração do Dia do Psicólogo com muita emoção na segunda confraternização de profissionais de Ladário e Corumbá.
Em clima de emoção e reconhecimento, psicólogos de Ladário e Corumbá que atuam entre os dois municípios realizaram confraternização pelo segundo ano consecutivo. Ponto alto do encontro, a homenagem póstuma à Psicóloga Maria Aparecida Lopes Batista foi um ato de gratidão à profissional. Cidinha, como era carinhosamente chamada, em 30 anos de atuação em Ladário idealizou e executou um discreto projeto de empoderamento e protagonismo com várias gerações de mulheres que, com seu falecimento, decidiram manter sob a iniciativa delas.
A filha Laísa Lopes Batista, acompanhada de familiares vindos de outras cidades, recebeu do Psicólogo Juvenal Ávila de Oliveira a homenagem, que representa o reconhecimento de sua dedicação pelos colegas e, sobretudo, pela população ladarense, com quem ela conviveu desde sua chegada de São Paulo, quando fez o curso no CEUC/UFMS, tendo decidido com seu esposo, Márcio dos Santos Batista, permanecer em Ladário.
Tadeu Vicente Atagiba, célebre músico corumbaense dos tempos dos festivais, abriu o encontro interpretando duas canções dedicadas à amizade: "Amigo", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e "Canção da América", de Milton Nascimento e Fernando Brant. Para os idealizadores, mais que a imprescindível valorização do psicólogo, a iniciativa visa estreitar os laços das pessoas que fazem da profissão uma ponte para o resgate da dignidade humana, da cidadania e da qualidade de vida, sobretudo no momento em que a saúde mental precisa ser tratada como política pública.
Na entrada do espaço destinado ao encontro, os participantes foram acolhidos pela exposição dos trabalhos das senhoras do projeto de Cidinha no Lions Clube de Ladário, cujo presidente Carlos Henrique Rosa foi alvo de reconhecimento. As psicólogas Delari Maria Bottega e Rosa Marília Batista de Moraes também expuseram seus trabalhos artesanais. Durante o evento, a Psicóloga Mathilde Monaco, professora aposentada do curso de Psicologia, fez o lançamento de seu segundo livro autoral de poesias, "Viver e Sonhar", editado pela Life, de Campo Grande.
Homenageados da confraternização de 2024 fizeram entrega do reconhecimento aos colegas neste encontro. O Psicólogo Wilson Ferreira de Melo, professor aposentado do Curso de Psicologia desde os primeiros anos de sua implantação, entregou o certificado à Psicóloga Carolini Cássia Cunha, professora e atual coordenadora do Curso de Psicologia do CPAN/UFMS. As Psicólogas Elaine Alves Maciel da Silva, Delari Maria Bottega, Rosa Marília Batista de Moraes, Lila Dara de Barros Pereira, Rosa Balbina Dias, Genise Assad de Paula e Mathilde Monaco, e os Psicólogos Aguinaldo Rodrigues e Juvenal Ávila de Oliveira receberam também o reconhecimento de seus colegas de profissão.
Fruto de muita dedicação e trabalho, a iniciativa do Psicólogo Juvenal Ávila de Oliveira contou com o apoio dos colegas Aguinaldo Rodrigues, Genise Assad de Paula e Deyse Mendes Braga, e teve lugar no restaurante do Hotel Gold Fish, sábado à noite, em concorrida celebração do Dia do Psicólogo, com a presença de aproximadamente 80 convidados. Emoção e gratidão foi a tônica do segundo encontro dos profissionais, em sua expressiva maioria formados no mais antigo curso do Centro-Oeste, há 58 anos oferecido em Corumbá, desde o tempo do Instituto Superior de Pedagogia, anterior à criação da extinta Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), da qual o saudoso médico e Professor Salomão Baruki foi um dos aguerridos idealizadores.
Na 63ª celebração do Dia do Psicólogo, a categoria protagoniza importantes conquistas no processo de implantação / implementação do Estado Democrático de Direito e respectivas políticas públicas sociais, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência etc. O Conselho Federal de Psicologia e os conselhos regionais têm sido a vanguarda na implementação do novo paradigma de atendimento com dignidade à população, sobretudo no contexto da incidência em larga escala de casos de saúde mental.
Ahmad Schabib Hany
Nenhum comentário:
Postar um comentário