quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Ao jovem nonagenário

Ao jovem nonagenário

Menestrel da Cidadania, o Poeta Balbino G. de Oliveira celebra em 4 de dezembro seus bem vividos 90 anos de Vida, com saúde, lucidez e lirismo, muito lirismo. Para comemorar a data, lança seu novo livro de poesias, no Santa Teresa, às 19 horas, em Corumbá.

Nesta quinta-feira, 4 de dezembro, às 19 horas, no Colégio Salesiano de Santa Teresa (rua Dom Aquino esquina com a rua XV de Novembro), em Corumbá, o Menestrel da Cidadania, Senhor Balbino Gonçalves de Oliveira, celebra seus 90 anos com o lançamento de seu novo livro de poesias, sua forma de agradecer à Vida por desfrutar de muita saúde, lucidez, inspiração e lirismo, muito lirismo.

Leal e generoso cronista dos versos, Seu Balbino há décadas vem registrando com peculiar sensibilidade o devir dos dias da Corumbá de todas as culturas, de todas as artes, de todos os povos, de todos os sonhos e de todas as lutas. Em um tempos de polarização, intolerância e ódio, o cuiabano que fez do coração do Pantanal e da América do Sul refúgio de conquistas, realizações e utopias se regozija com os que ama, constrói e fertiliza.

Até pouco mais de duas décadas Seu Balbino compartilhava com sua saudosa Mãe, sua Esposa e todos os Filhos e Filhas momentos ímpares de suas conquistas familiares, literárias, empresariais e cidadãs. Filho exemplar, Esposo dedicado, Pai carinhoso e Avô cativante, o celebrado Menestrel da Cidadania tem em sua trajetória a marca indelével do companheirismo e da humildade, com os quais dá seu testemunho fidedigno de homem de fé e de compromisso com o tempo, o mundo e os seus contemporâneos.

Enquanto a maioria dos homens de letras e artes foca seu ofício como quem só tem olhos para sua criação, o generoso e leal Menestrel da Cidadania registrou e organizou seus colegas de ofício para o porvir. Porque a Vida o ensinou que tudo que disser respeito a talento tem sua fonte na inesgotável interação com o coletivo, na soma de talentos e oportunidades. Assim, ao longo da trajetória organizou diversas antologias literárias de autores contemporâneos locais e se dedicou também à organização, fundação e gestão da Associação dos Poetas e Escritores de Corumbá (APEC), ao lado do saudoso Poeta e Professor Wolmar Walter Rien, seu vice-presidente na gestão inaugural da entidade.

Sou dos privilegiados que tiveram a sorte de conhecê-lo vencedor no ofício de empresário de tintas e vidros, a saudosa Casa Nossa Senhora Aparecida, à rua Treze de Junho, centro de Corumbá. Em seu prédio acolheu memoráveis e emblemáticas atividades literárias e de cidadania por décadas a fio. Não por acaso, nesse processo inesgotável surgiram antologias e certames ímpares em um tempo em que promover eventos culturais implicava em se desdobrar incansavelmente, bem como ter que desembolsar todos os custos de realização e de divulgação.

Com humildade e perseverança, realizou visitas a todas as escolas sediadas em Corumbá e Ladário, de modo a promover a arte e a cultura. Em poucas ocasiões pôde contar com parceiros igualmente incansáveis, como a saudosa Heloísa Helena da Costa Urt, a querida Helô. Generosa e anonimamente contribuiu com os passos mais representativos na valorização da cultura em nossa cosmopolita mas abandonada Corumbá de todas as esperanças. Jamais por narcisismo ou vaidade, mas por compromisso com o coletivo, com o povo que o acolheu em tenra idade e testemunhou seu desenvolvimento.

Hoje, quando tenho a honra e a felicidade de recebê-lo em meu modesto lar, oportunidade em que sou convidado para o lançamento de seu novo livro e para desfrutar da celebração de seus 90 anos de Vida e lutas incessantes, compartilho com o/a leitor/a este momento de regozijo e congraçamento. Que venham muitos outros momentos igualmente profícuos e iluminados!

Vida longa e muita saúde para o Senhor Balbino e a Senhora Lineide, sua Companheira de Vida, de sonhos e de lutas, Mãe generosa e leal dos igualmente queridos Filho e Filhas, Netos e Netas!

Ahmad Schabib Hany