sábado, 27 de setembro de 2014

GAMAL ABDEL NASSER (1918 -- 1970)



Gamal Abdel Nasser


GAMAL ABDEL NASSER (1918-1970)

 

Setembro de 1970. As ovações ao tricampeonato da Seleção Canarinho ainda ecoavam pelos quatro cantos do país enquanto eram sufocados os gemidos das masmorras, nos piores dias do regime de 1964 (entre 1968 e 1973). Na pacata Corumbá, o querido Amigo Orlando Bejarano (cunhado do Professor Huguinho) e eu estávamos, na tarde do dia 28 (acredito que uma terça-feira), estudando para uma prova de Inglês, ministrado pela querida e competente Professora Suzana Maia, titular da disciplina no Ginásio Industrial Dr. João Leite de Barros, quando meu saudoso Pai nos surpreendeu, em indisfarçável estado de comoção, com a notícia do súbito falecimento do grande líder pan-arabista Gamal Abdel Nasser, aos 56 anos, então presidente da República Árabe Unida (nome do Egito durante pouco mais de uma década), vítima de um infarto fulminante quando retornava do aeroporto internacional do Cairo, depois de despedir as delegações de chefes de governos que participaram de um encontro da Liga dos Estados Árabes na capital egípcia, na tentativa de solucionar e apaziguar os ânimos dos líderes árabes revoltados pela repressão a centenas de ativistas palestinos na Jordânia, massacre mais tarde conhecido por Setembro Negro.

 

Não é demais lembrar que o Rei Hussei, de uma suposta “dinastia hashemita”, da Jordânia, nunca passou de um servil tirano, fantoche do Ocidente, entronizado por meio de um ardil do império britânico, que ao abandonar o território da Transjordânia (antigo nome, por conta do Rio Jordão, dos tempos bíblicos) deixou seus aliados tomando conta da porção árabe da Palestina, ocupada desde 1948 pelos sionistas, que em maio (dia 15) instalaram um governo para nunca mais deixar aquele território milenar e espalhar seitas fundamentalistas com o afã de “igualar”, bem aos moldes fascistas, os lados do conflito, um nefasto modo de justificar que a razão da interminável questão israelo-árabe é religiosa. O mesmo, aliás, os colonizadores fizeram no Egito, onde impuseram o Rei Faruk, deposto por Nasser e demais jovens oficiais egípcios contrários à subserviência do títere com máscara real, em 1956. Nada diferente foi no Marrocos, onde deixaram o Rei Hassan como feitor; na Arábia Saudita, onde reina até hoje uma fictícia (e medieval) “dinastia wahabita”, que por fazer o jogo dos “donos do mundo” de hoje, Estados Unidos e Israel, não sofrem qualquer tipo de sanção pelas violações sistemáticas dos direitos humanos, num regime tirânico, sanguinário e intolerante com os que ousam defender princípios verdadeiramente democráticos em seu território.

 

Mas, voltando à súbita (e suspeita) morte de Nasser, o maior líder árabe dos últimos trezentos anos, os 22 países árabes, a totalidade das nações asiáticas e africanas, todos os Estados socialistas e boa parte das nações latino-americanas se uniram na dor, por semanas a fio, fato comparado aos funerais de Jawaharlal Nehru, seis anos antes. Depois da interminável despedida ao líder árabe, começaram a circular notícias, nunca desmentidas, de que emissários da Irmandade Islâmica (com o apoio do Mossad, o serviço secreto israelense), arqui-inimiga do presidente egípcio, laico e anticlerical, teriam envenenado o incansável inimigo do invasores ocidentais, a despeito das duas derrotas sofridas entre 1954 e 1967 contra o Ocidente.

 

Ao contrário dos autoproclamados líderes árabes de seu tempo, Nasser causava muita preocupação ao Ocidente (sobretudo aos Estados Unidos e Israel) por ser um estadista laico e pró-socialista, mas sem curvar-se aos ditames soviéticos – tanto que foi um dos fundadores do Movimento dos Países Não Alinhados, ao lado de Broz Tito e de Nehru – além de ter sido determinante na criação da Organização da Unidade Africana e da Liga dos Estados Árabes, enfraquecidas depois de sua morte prematura. Internamente, Nasser foi responsável pela modernização do Egito, pela promulgação de uma Constituição republicana democrática de forte perfil socialista (mas não estalinista), pela construção de importantes obras de infraestrutura, como a represa de Assuã, em seu tempo a maior do mundo (construída em cooperação com a União Soviética), e a malha rodoferroviária que integra o território do Egito aos demais países do Norte da África, cuja conclusão foi preterida por Anwar Sadat e Hosni Mubarak, respectivamente, durante o longo período de arbítrio e entreguismo protagonizado pelos dois fantoches ocidentais.

 

Gamal Abdel Nasser foi um generoso estadista árabe que inspirou muitos líderes do então chamado Terceiro Mundo a promover mudanças estruturais em seus respectivos países, além de ter incentivado, em toda a África, as corajosas lutas pela emancipação do jugo colonial europeu. Quarenta e quatro anos depois de sua morte (ainda não esclarecida), reverenciar a sua digna memória é, acima de tudo, um gesto libertário, um ato da saudável rebeldia disseminada nas duas décadas posteriores ao pós-guerra de 1945, quando a humanidade com perplexidade conheceu sem máscaras a intolerância e o ódio germinado na autoproclamada “civilizada” Europa de todos os holocaustos, de todas as inquisições e de todas as cruzadas. Mas como não há mal que dure cem anos, cá estamos a saudar o novo amanhã junto às novas gerações...


Ahmad Schabib Hany

domingo, 21 de setembro de 2014

MOHAMED SCHABIB HANY (25/01/1949 -- 21/09/1974)



MOHAMED SCHABIB HANY (25/01/1949 -- 21/09/1974)

Precisamente hoje, às 17h30m, o nosso eternamente querido Irmão Mohamed ("Chíchi") faz 40 anos de sua lamentada eternização, aos 25 anos de uma Vida generosa e de intensa atividade. Ele se encantara no pôr-do-sol da véspera da primavera e em pleno aniversário de fundação de Corumbá, em 1974. As nebulosas circunstâncias de sua morte, por projétil detonado no olho esquerdo, jamais foram esclarecidas pela polícia da época, mas um perito de uma empresa multinacional de seguros que estivera por coincidência algumas semanas depois afirmara categoricamente que não se tratara de suicídio, como me haviam induzido a declarar, como única testemunha (sem ter sido), aos 15 anos de idade!

Eram tempos duros, difíceis, draconianos. Embora adolescente, pude acompanhar os últimos meses deste que mais que Irmão foi um verdadeiro Mestre. Generoso, solidário, corajoso, autêntico, determinado, verdadeiro, Amigo, Companheiro e Camarada. Cento e noventa dias antes, na madrugada de aniversário de nossa agora também saudosa Mãe, Wadia Schabib Hany ("Yoya"), em 11 de março (de 1974), pistoleiros que se passavam por policiais -- ou policiais que se passavam por pistoleiros -- tentaram alvejá-lo enquanto dormia numa tórrida noite de verão do lado de fora de casa, sob pretexto de estarem à procura de um meliante que estava a atirar pedras a um bar noturno de nossa vizinhança.

De igual coragem e caráter, nosso também saudoso Pai, Mahoma Hossen Schabib, repelira de imediato os pistoleiros, com cinco tiros de sua arma legalmente registrada e em exercício de legítima defesa. Só então, de pistoleiros à sorrelfa, à tocaia, se transformaram em policiais, num tempo em que os "homens da lei" tinham permissão para matar, como o querido Amigo Jornalista Edson Morais denunciara três anos depois em seu memorável diário "O Tempo" (o que o levou a fechar o jornal e se mudar para Campo Grande). Tentaram dar-lhe voz de prisão, mas tanto meu Pai quanto meu Irmão, indignados, resistiram, com o apoio de toda a Família, àquele ato de arbitrariedade, denunciado depois junto às mais altas autoridades de então. Mas isso não livrou meu Irmão de tentativas de intimidação nas ruas, quando ia ou vinha da faculdade, no mesmo local em que hoje se encontra o Campus do Pantanal da UFMS, em Corumbá.

Mohamed ("Chíchi") estava perto de concluir sua graduação em Psicologia no antigo Centro Pedagógico de Corumbá (à época UEMT). Viera para Corumbá três anos antes (1971), depois de que o fascínora-mor Hugo Banzer Suárez fechara as universidades bolivianas por mais de quatro anos, além de prender, torturar, assassinar e fazer desaparecer mais de dez mil líderes estudantis, sindicais, camponeses e políticos de esquerda em toda a Bolívia, cumprindo as ordens da CIA, FBI e demais amos do Hemisfério Norte.

Nosso irmão mais velho, "Chíchi" tinha sido dirigente estudantil desde meados da conturbada década de 1960 na Bolívia, terra que protagonizara em 1952 uma insurreição popular que promoveu as maiores reformas de base até ser cooptada pela pequena burguesia financiada pelo Colégio Interamericano de Washington, em fins da década de 1950 e receber o tiro de misericórdia pelas mãos de um traidor chamado René Barrientos Ortuño, eleito vice-presidente do caudilho Víctor Paz Estenssoro, e que em novembro de 1964 não hesitara em golpeá-lo e a partir de então inaugurar um ciclo de ditaduras militares até 1982, quando Hernán Siles Zuazo, da Unidade Democrática e Popular, reinicia pela vontade soberana da politizada população boliviana a normalidade constitucional na Bolívia.

Como que soubesse que não tinha segura a sua Vida, conversava muito conosco, alertando-nos sobre muitas situações aparentemente "normais", mas de modo didático e discreto. Lia muito, e por meio da leitura ensinava-nos a ver o mundo de outro modo, e a ver a América Latina diferentemente daquela estampada na imprensa sabuja de todos os tempos. Aguçou-nos o espírito crítico, a irreverência e sobretudo a solidariedade incondicional com as camadas exploradas em todos os quadrantes do planeta.

Seu legado iluminado e nada doutrinador, de livre-pensador, tal qual meu Pai, e assumidamente socialista amalgamou nossas convicções libertárias e transformadoras num mundo que hoje se encontra numa encruzilhada: ou segue o fundamentalismo medieval de diversas denominações religiosas (como que vivêssemos numa maldita Cruzada extemporânea) ou consolida uma nova ordem internacional (e não mundial), com base na distribuição da renda, na soberania e autodeterminação dos povos de todas as etnias indistintamente e sobretudo na reafirmação do Estado laico, verdadeiramente democrático e inspirado nos mais elevados legados da humanidade ao longo do último milênio.

Em outras palavras, que a democracia política, econômica, social e cultural deixe de ser palavra vã para a maioria da humanidade! Esse ideal -- ou razão de ser -- de Mohamed Schabib Hany será dignificado pelas novas gerações de livres pensadores, não por vaidade dos que trazem seu sobrenome, mas por consciência dos que clamam novos tempos para a humanidade!

"Que os sonhos que sempre nos acalentaram renasçam em outros corações..." (Charles Chaplin)

Ahmad Schabib Hany

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pedro - Por Mário Márcio da Rocha Cabreira on 11/09/2014 (http://fazmuitobem.com/pedro/)

Resenha de livro de grande valor: Pedro, de Luiz Taques

ALMAS INQUIETAS

* Por Mário Márcio da Rocha Cabreira
(rcabreira.mariomariocio@gmail.com)

TAQUES, Luiz. Pedro. Londrina: Kan, 2013, 80 p.

Luiz Taques nasceu em Corumbá (MS), em 1958. É jornalista e escritor. Atuou em vários jornais do país, recebendo, em 1991, o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com reportagem sobre escravidão em carvoarias. É autor de dois volumes de contos O casamento vai acabar com o poeta (Casa Amarela, 2002), Madá (Letradágua, 2011), e do infantojuvenil A história de Zé Vida de Barraca (edição do autor, 1997). Mora em Londrina (PR).

*** 

A obra em destaque evidencia o diálogo entre irmãos, e PEDRO é um deles. Às vezes, a narrativa se confunde com um monólogo. A história se passa em Buraco Quente, que tem um rio de águas profundas, onde a natureza é degradada, as pessoas vivem relações marcantes, dramáticas e chocantes. Prostituição, adultério, golpes comerciais e políticos, dor e sofrimento, amor e desamor. A sordidez de sentimentos escondidos, mágoas intermináveis, mesmo no seio familiar, a visão aguda e sincera sobre as fraquezas físicas e de caráter moral, nada escapa da lâmina afiada do narrador, que não poupa pessoas, instituições, amigos ou inimigos que atravessaram  sua jornada em Buraco Quente.

Por não se tratar de uma narrativa linear, mas ousada, sobretudo, em termos de pontuação, exige do leitor mais atenção para que se possa captar a essência da história. Os capítulos não têm títulos, e as reminiscências se confundem com fatos presentes. Não segue o rigor dos rigores acadêmicos, e isso, talvez, desagrade aos mais ortodoxos. A linguagem escatológica e provocativa pode chocar aos mais sensíveis. Então, cuidado! A família e os eventos retratados são, ao mesmo tempo, locais e universais. Nesse mister, o autor conseguiu, com maestria, tirar da obra o caráter autobiográfico que, pura e simplesmente, poder-se-ia lhe atribuir. As aventuras e os dramas apresentados são tão convincentes, que realidade e ficção se confundem na obra. Mas, como sempre “qualquer semelhança é mera coincidência”.

Trata-se de um romance psicológico, com dramas intensos, pessoais e familiares, dos seus atores centrais. Reminiscências da infância e da relação com os amigos, irmãos e pais. São detalhes cômicos, obscuros, sórdidos, inconfessáveis, que ficaram escondidos em cartas e bilhetes guardados em antigos armários, ou que, por conveniência, ficaram retidos apenas na memória do seu narrador. Entretanto, por alguma motivação, resolvem revelar-se.

Remexer no passado pode ser motivo de dor ou alegria, mas é certo que incomoda a muita gente. À medida que as tramas familiares se reavivam, emerge, também, uma angústia com a degradação da flora e da fauna, antes, ricas e abundantes, mas, agora, violentadas e destruídas. Parecem ser mais uma vítima da sociedade decadente e corrompida, como a de Buraco Quente. Fruto da inocência ou mesmo da riqueza e da diversidade, a beleza da natureza compensava as injustiças e o sofrimento vividos pelas personagens na infância e na adolescência, quando gozavam de mais saúde, liberdade e, por que não, mais felicidade. Talvez, o espaço geográfico e as pessoas de Buraco Quente sempre tenham sido os mesmos e se desenvolvido ou regredido muito pouco. Tudo depende da memória de cada um. O nome da localidade é uma prova disso. O que muda é a visão das personagens; já em sua fase adulta, passam a agir com mais consciência preservacionista e a contar com um olhar mais crítico sobre as relações intrafamiliares, começam a compreender melhor o jogo de poder entre os diversos segmentos que compõem a sociedade do lugar.

O livro tem uma linguagem simples, mas não falta clareza de pensamento. O autor consegue nos envolver e cativar com os dramas pessoais e profissionais das personagens. São dramas universais de muitas famílias e, assim, rompe-se com o caráter de pessoalidade que se poderia ter em uma narrativa autobiográfica. Ainda, no plano político-social, os personagens, às vezes, com traços regionais, revestem-se de características universais, pois o jogo de poder que é revelado em Buraco Quente encontra-se em pequenas localidades, mas, também, em metrópoles. Só o que se sabe é que Buraco Quente tem um rio de águas profundas, onde a natureza é degradada, as pessoas vivem relações intensas, marcantes, angustiantes e chocantes. O livro permeia por temas como prostituição, adultério, golpes comerciais e políticos, dor e sofrimento, amor e desamor, tendo sempre a natureza como moldura. A degradação da natureza e a degradação moral permeiam toda a história.

Quem mora, já morou, ou só está de passagem em um lugar assim, não tem como não se envolver com a vida intensa nas barrancas do rio e a energia que emana dos personagens e de suas histórias de vida. Há quem possa se ofender com o tom realista e a linguagem escatológica do autor. Mas, é preciso separar ficção de realidade, realismo e Arte, Literatura de Jornalismo, embora os dramas e as dores humanas estejam presentes em todos eles, e, deles, não há como se esquivar. Confesso que ao ler o livro pela primeira vez, choquei-me com a força dos personagens e da linguagem empregada por Luiz Taques, em “Pedro”.

Como todo acadêmico, preso ao rigor da forma, dei a ela mais importância do que ao conteúdo. Mas, por fim, tive que me render ao fascínio provocado pelas intensas histórias humanas, tão bem construídas por seu autor. Uma varredura nas profundezas do espírito humano. Não recomendado para os mais sensíveis aos dramas do homem e da natureza. Mas, um livro de histórias intensas, de grande valor.

* Jornalista, professor de Língua Portuguesa e mestrando em Desenvolvimento Local –
Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Capa Livro Pedro
Pedro, de Luiz Taques Capa da artista plástica Regina Menezes

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O ofício de historiador e do professor de História no contexto da globalização
Ahmad Schabib Hany(*)
Em primeiro lugar, quero agradecer ao Professor Doutor José Carlos Ziliani, Amigo e Companheiro de décadas, pela honrosa oportunidade de participar – diria que de forma lisonjeira – neste Encontro de Integração Dias de História, aqui na UFGD, bem como, obviamente, aos demais organizadores, sobretudo o(a)s Aluno(a)s que se empenharam na realização do evento. E aproveito de, também, manifestar a alegria de reencontrar Amigos como os Professores Doutores Paulo Roberto Cimó Queiroz e Eudes Leite, companheiros de caminhada e de muita dignidade.
“Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará...” (Lulu Santos, “Como uma onda”)
Inicio esta reflexão coletiva lembrando algo que, em tempos do deus mercado e da ideologia da competição desvairada e do sucesso a qualquer preço, que antes de sermos bons profissionais precisamos ser acima de tudo bons cidadãos: não podemos ser indiferentes ao que acontece em nosso entorno, em nossa volta, sobretudo quando o nosso objeto de estudo, a nossa matéria-prima, é a história.
E como a História tem sido aviltada, sacrificada, nestes nada generosos dias de globalização! Sobre isso, Josep Fontana (“A História depois do fim da história”) adverte, Francis Fukuyama (aquele do “fim da história”) e Samuel Huntington (o do “choque de civilizações”) não passam de dignos representantes – ou melhor, mensageiros – dos pretensos “senhores do mundo” no pós-guerra fria, com o desmoronamento da extinta União Soviética e da exaustão do chamado socialismo real.
Peço licença aos historiadores e professores de História para dizer que, como nunca, este sagrado ofício é dos mais relevantes, ainda mais na atualidade. No entanto, a não casual “perda” de importância da ciência histórica e de seu ofício fica explícita quando, numa paralisação, os professores precisam passar meses em luta, enquanto categorias tão dignas mas, por certo, menos estudadas, digamos assim, como padeiros e açougueiros, por exemplo, em um ou dois dias conquistam as suas demandas, pois ninguém consegue ficar sem carne ou o pão nosso de cada dia...
“Mudar é difícil, mas não impossível.”
(Paulo Freire)
A propósito, o notável brasileiro chamado Paulo Freire, que deixou memoráveis obras para a humanidade, por meio de seu emblemático método, nos ensinou a “aprender ensinando e ensinar aprendendo”. Pois bem, o historiador ou educador que se pretende como tal precisa ter isso bem claro: antes de pensarmos em superar nosso companheiro de ofício (e não concorrente), temos que nos superar em nossas próprias limitações, aí, sim, estaremos transpondo nossos próprios limites – aí, sim, poderemos ser “vencedores” não de boca pra fora, mas em nosso âmago.
Isto posto, vamos à questão central. Tal como a produção historiográfica, o ensino de História, desde o início de sua oferta na escola brasileira, tem estado submetido às condições econômicas, sociais, políticas e culturais vigentes. O contexto histórico é, portanto, indissociável das condições materiais e ideológicas para a completa compreensão do papel dos autores de livros didáticos reconhecidos pela intelligentsia e das propostas curriculares adotadas por determinada sociedade dentro de determinado tempo e espaço. Não por acaso, durante o período de vigência do regime civil-militar de 1964, o ensino de História sofreu um esvaziamento de seu conteúdo (com a pulverização de disciplinas correlatas de viés ideológico como Educação Moral e Cívica – EMC –, Organização Social e Política Brasileira – OSPB – e Estudos Sociais), própria das motivações politicoideológicas que nortearam os sucessivos governos de inspiração conservadora, no auge, aliás, da Guerra Fria.
“É que narciso acha feio tudo que não é espelho...”
(Caetano Veloso, “Sampa”)
Não é outra a nossa pretensão senão partilhar de uma releitura do material didático e do conjunto de normas emanadas pelo gestor nacional de educação e do sistema nacional de ensino. Para isso, é necessário revisitar o processo histórico protagonizado pela sociedade brasileira, os avanços e recuos ocorridos ao longo da segunda metade do século XX, período em que se experimenta a grande transformação decorrente da industrialização promovida durante a ditadura de Getúlio Vargas, seja no contexto econômico, social, político e cultural, e seus impactos no campo da educação.
Condicionada ao seu contexto histórico, a oferta da disciplina de História na escola brasileira, na primeira metade do século XX, estava muito direcionada para a afirmação da nacionalidade, dos valores republicanos e do culto à brasilidade. Então, a tônica era a utilização maximizada do papel dos personagens históricos, como paradigmáticos, para a formação do educando.
Nos anos de 1960, auge das grandes reformas do governo João Goulart, a nova perspectiva da História ganha maior visibilidade, consoante ao contexto político da época. Então ocorre verdadeira revolução na historiografia, com o apoio das instituições criadas pelo Ministério da Educação e Cultura, e há um salto ao serem propostos novos conceitos no livro didático: a história como processo, e não mais como culto aos vultos pátrios ou como instrumento de valorização da nacionalidade. Era o ápice da Guerra Fria, em que as duas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial (Estados Unidos e União Soviética) disputavam a hegemonia politicoideológica do Hemisfério Sul, do qual o Brasil sempre foi tido como uma potência regional importante.
O golpe militar de 1964 causa ao ensino de História um retrocesso indisfarçável: a cassação dos coordenadores da política educacional do governo Goulart; a restrição imposta a todas as atividades educativoculturais durante o período mais crítico do regime; a instituição das reformas do ensino universitário, médio e fundamental, resultantes do famigerado Acordo MEC-Usaid; o esvaziamento do conteúdo de História e Geografia, e o surgimento de disciplinas como Estudos Sociais, Organização Social e Política Brasileira (OSPB), Educação Moral e Cívica (EMC), Educação Artística e Programa de Saúde, além da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) em nível universitário.
“A História é um carro alegre, cheio de um povo contente, que atropela indiferente aquele que o tentar parar.” (Pablo Milanés e Chico Buarque)
Com o fim do regime civil-militar, em 1985, o primeiro governo civil promoveu profunda reforma educacional, que ganhou corpo com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a aprovação da Lei Federal nº. 9.294/1996, cujos debates ganharam maior dimensão por conta da hegemonia atingida pelo neoliberalismo pós-Consenso de Washington e do fim da bipolaridade da época da Guerra Fria. Sob a égide de um planeta dominado pela doutrina do mercado, as conquistas sociais pós-1985 no Brasil começam a arrefecer e a sofrer a iminente ameaça de serem extintas, sobretudo no campo da Educação e das demais áreas sociais.
Em um levantamento, realizado no primeiro semestre de 2014, com os meus alunos na disciplina Educação das Relações Etnicorraciais, constatamos que os autores adotados durante os anos de chumbo – Joaquim Silva, em História do Brasil do Programa de Admissão; Antônio José Borges Hermida, em Compêndio de História do Brasil; Victor Mussumeci, em História do Brasil; José Hermógenes de Andrade Filho, em Iniciação à Nossa História, e Armando Souto Maior, em História do Brasil –, além de reproduzir o discurso oficial do regime, prestaram o desserviço de engendrar nos inocentes alunos do ensino fundamental e médio de várias gerações uma bizarra representação da população brasileira, bem ao gosto dos anacrônicos dos interesses coloniais, realimentados injustificavelmente.
Quando foi restabelecida a normalidade institucional, mesmo sob a vigência do arcabouço jurídico oriundo do regime de arbítrio – tais como a Lei Federal nº 5.540/1969 (conhecida como a Lei da Reforma Universitária) e a Lei Federal nº 5.692/1971 (responsável pela adoção do ensino profissionalizante, na perspectiva do legado da educação oferecida pelos Estados Unidos no pós-guerra de 1945) –, o primeiro governo civil se preocupou em instituir normas curriculares, ainda que transitórias, capazes de oferecer garantias mínimas de um ensino menos contaminado pelo ranço da Doutrina da Segurança Nacional, sobre a qual se fundamentara o regime instituído em 1964.
Contraditoriamente, tão logo foi promulgada a Constituição Federal de 1988 (a Constituição Cidadã), no momento em que o Brasil conquista a plenitude da vida democrática, o mundo passou por uma avalanche política decorrente da queda do Muro de Berlim e da vitória do conservadorismo Reagan-Tatcher, consolidado com o chamado Consenso de Washington (1989), fato que promoveu a chamada onda neoliberal que assola as sociedades contemporâneas, no contexto da globalização, com raros processos de autonomia, geralmente interrompidos com a mesma truculência do período colonial, de triste memória.
“Teremos que insistir na história dos homens, porque quase toda a ideologia se reduz ou a uma falsa concepção da história, ou a uma abstração da mesma. A própria ideologia não é mais do que uma das partes da história.”
(Karl Marx e Friedrich Engels, “A ideologia alemã”)
Na primeira metade do século XX, o ensino da disciplina, atrelado durante décadas a autores como Joaquim Silva e Antônio José Borges Hermida, estava muito focado para a afirmação da nacionalidade, dos valores republicanos, do culto à brasilidade, para o que era indispensável a maximização do papel desempenhado por certos personagens históricos do Brasil, até como exemplificação, como paradigma, para a formação do educando – função, aliás, ainda recorrente em muitos historiadores promovidos pelo mercado editorial, na ânsia de dar vazão à produção livreira nacional.
A despeito da ditadura de Getúlio Vargas, de perfil fascistoide (por conta da influência dos integralistas de Plínio Salgado), em fins da década de 1930 e meados dos anos 1940, foram muitos os intelectuais que contribuíram para a formulação de novos conceitos inclusive na área de História, como Monteiro Lobato e sua luta pelo desenvolvimento de um mercado editorial nacional (além de sua memorável campanha pelo petróleo brasileiro e apesar de sua declarada simpatia pela eugenia), Graciliano Ramos e sua luta pela preservação da memória e do patrimônio cultural nacionais (graças a ele, a criação do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Barbosa Lima Sobrinho e sua luta pela liberdade de pensamento e de imprensa, Oscar Niemeyer e sua luta pela criação de uma escola nacional de arquitetura (além da vasta obra de vanguarda que influenciou grandes arquitetos em todo o mundo) e Anísio Teixeira e sua luta pela escola pública de qualidade no Brasil. E no campo da historiografia nacional, sem dúvida, os importantes aportes de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e de Caio Prado Júnior.
No pós-guerra de 1945, com a deposição de Vargas, é convocada uma Assembleia Constituinte, que promulga a Constituição Federal de 1946, com perfil liberal-progressista e de inédita amplitude democrática institucional – é na verdade a primeira carta magna do país que se ateve à educação (antes, somente a de 1934, recusada por Vargas). Por conta das inovações introduzidas no texto legal, o parlamento somente em 1961, treze anos depois de ter sido enviado o projeto de lei pelo Executivo, aprovou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº. 4.024/1961, com extraordinárias conquistas, e depois de intensas disputas entre estatistas e privatistas.
Considerada marco legal da política educacional brasileira, a referida lei apresenta estas características: maior autonomia aos órgãos estaduais, diminuindo a centralização do poder no MEC; regulamenta a existência dos Conselhos Estaduais de Educação e do Conselho Federal de Educação (depois denominado Conselho Nacional de Educação); garante o empenho de 12% do orçamento da União e 20% dos municípios com a educação; dinheiro público não exclusivo às instituições de ensino públicas; obrigatoriedade de matrícula nos quatro anos do ensino primário; formação do professor para o ensino primário no ensino normal de grau ginasial ou colegial; formação do professor para o ensino médio nos cursos de nível superior; ano letivo de 180 dias; ensino religioso facultativo, além de permitir o ensino experimental.
É no início da década de 1960, auge das grandes reformas do governo do presidente João Goulart, que a nova perspectiva da História ganha maior visibilidade, em consonância com o contexto político da época – então, Nélson Werneck Sodré, Luiz Werneck Vianna, Edgard Carone, Emília Viotti da Costa, entre outros não menos importantes, promovem verdadeira revolução na historiografia e com o apoio das novas instituições criadas no âmbito do Ministério da Educação e Cultura (MEC) dão um salto ao propor novos conceitos consignados no livro didático: a história como processo, e não mais como culto aos vultos pátrios ou como reles instrumento de valorização da nacionalidade.
Isso ocorria no ápice da chamada Guerra Fria, entre as duas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial – Estados Unidos e União Soviética –, que disputavam a hegemonia politicoideológica do Hemisfério Sul, do qual o Brasil sempre foi uma potência regional importante. Como nunca, a disputa ideológica esteve em franca ascensão, ainda mais na escola, na academia e na produção editorial, com expoentes de grande formação – com destaque, em todos os matizes, para intelectuais como Gustavo Corção (ultraconservador), Gilberto Freyre e Hélio Jaguaribe (conservadores), Pedro Calmon, Austragésilo de Athayde e Sobral Pinto (liberais), Alceu de Amoroso Lima e Sérgio Buarque de Holanda (progressistas), Darcy Ribeiro e Celso Furtado (da esquerda nacional) e Paulo Freire, Milton Santos, Josué de Castro, Caio Prado Júnior, Nelson Werneck Sodré, Luiz Werneck Viana, Florestan Fernandes e Wladimir Pomar (da esquerda engajada).
Foi um período de muita fecundidade intelectual e de grandes projetos efetivados para mudar o perfil da sociedade brasileira: depois do esforço redobrado do então ditador Getúlio Vargas de industrializar o Brasil, finalmente no início da segunda metade do século XX o país deixava de ser uma sociedade rural com base na monocultura de exportação (o café) e passava a competir com países latinoamericanos como a Argentina, o Chile e o México o mercado industrial de base – siderúrgicas, metalúrgicas, automotivas e eletroeletrônicas com respeitável nível tecnológico. Daí a diversidade de correntes de pensamento, correspondendo com o então incipiente cosmopolitismo brasileiro, como com heterogêneo caldo de miscigenação étnica, cultural, ideológica, política, filosófica e religiosa: a cultura brasileira começava a merecer o respeito das demais comunidades científicas da América Latina, do Ocidente e do Oriente.
“A maneira como formulamos ou representamos o passado molda nossa compreensão do presente.” (Edward Said, “Imperialismo e cultura”)
Contudo, foi um período, do mesmo modo, efêmero. Com a implantação do regime de exceção instalado pelos golpistas de 1964, o ensino de História sofreu um retrocesso considerável: a cassação dos direitos políticos de intelectuais que coordenavam a nova política educacional do governo federal e a restrição imposta a todas as atividades educativoculturais durante o período mais crítico do regime – entre 1968 e 1973, quando foram instituídas as reformas do ensino universitário, médio e fundamental (com a adoção da Lei Federal nº. 5.540/1969 e da Lei Federal nº. 5.692/1971, resultantes do Acordo MEC-Usaid, isto é, entre o gestor nacional da educação e a Agência Estadunidense de Ajuda ao Desenvolvimento Internacional) e esvaziado o conteúdo de História e Geografia, fazendo surgir disciplinas como Estudos Sociais, Organização Social e Política Brasileira (OSPB), Educação Moral e Cívica (EMC), Educação Artística, Educação Física e Programa de Saúde, além da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) em nível universitário.
As principais características da Lei Federal nº. 5.692/1971 são: núcleo comum para o currículo de primeiro e segundo graus e uma parte diversificada por causa das peculiaridades locais; inclusão da Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde como matérias obrigatórias do currículo, além do ensino religioso facultativo; ano letivo de 180 dias; ensino de primeiro grau obrigatório dos 7 aos 14 anos; educação à distância como possível modalidade do ensino supletivo; formação preferencial do professor para o ensino de primeiro grau, da 1ª à 4ª séries, em habilitação específica no segundo grau; formação preferencial do professor para o ensino de primeiro e segundo grau em curso de nível superior ao nível de graduação; formação preferencial dos especialistas da educação em curso superior de graduação ou pós-graduação; dinheiro público não exclusivo às instituições de ensino públicas; os municípios devem gastar 20% de seu orçamento com educação, não prevê dotação orçamentária para a União ou os estados; progressiva substituição do ensino de segundo grau gratuito por sistema de bolsas com restituição, e permite o ensino experimental.
Foram 21 anos de censura e resistência à produção historiográfica nacional e ao ensino da História em todos os níveis. Num primeiro momento (entre 1968 e 1973), autores de livros didáticos da disciplina como José Hermógenes de Andrade Filho, Victor Mussumeci, Heródoto Barbeiro e Armando Souto Maior deram o tom, bem ao gosto da Doutrina da Segurança Nacional, a linha-mestra da ideologia de plantão. No contraponto, Raimundo Campos, Edgar Carone, José Jobson Andrade Arruda, Maria Victória Benevides, Carlos Guilherme Motta, Jacob Gorender e Júlio José Chiavenato, entre outros.
Esgotado o ciclo militar, resultante de um conjunto de fatores nacionais e internacionais – inclusive a grande mobilização social intensificada em meados da década de 1970 e que atingiu a culminância em meados dos anos de 1980 e na qual estudantes e professores desempenharam papel relevante, o recém-eleito primeiro presidente civil, Tancredo Neves, assegurara, em janeiro de 1985, uma profunda reforma educacional como um dos primeiros atos de seu governo (inspirada no processo participativo das Reformas de Base pré-1964, abortado com a imposição do regime de arbítrio). José Sarney, sucessor imediato, viu-se na obrigação de resgatar o compromisso assumido, e, antes mesmo de a Assembleia Constituinte elaborar a nova Constituição Federal, enviou ao Congresso Nacional um conjunto de novas legislações pontuais que aos poucos foram responsáveis pela mitigação dos malefícios do regime anterior.
Mas foi com a promulgação da Constituição Federal de 1988, cujos artigos constantes do título da Ordem Social preconizam o ensino público e gratuito de qualidade, com respectivo fundo para financiamento nas três esferas de governo e a participação pública na sua gestão, que a educação no Brasil viveu uma guinada qualitativa. Ao ser aprovada pelo Congresso Nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei Federal nº. 9.394/1996, depois de longo processo de discussão dos diferentes setores da sociedade e de sucessivos avanços e recuos sobre o parlamento nacional, é que foram de fato e de direito consolidadas conquistas históricas.
Assim, na relatoria do então senador Darcy Ribeiro (ex-ministro de Goulart responsável pela articulação política das Reformas de Base no efervescente período pré-1964), a influência do ex-vice-presidente conservador Marco Maciel e a pressão do ex-ministro da Educação de perfil neoliberal Paulo Renato de Souza, a LDB ficou com as seguintes características: gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares; ensino fundamental obrigatório e gratuito; carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica; núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em razão das peculiaridades locais; formação de docentes para atuar na educação básica em curso de nível superior, sendo aceito para a educação infantil e as quatro primeiras séries do fundamental formação em curso Normal do ensino médio; formação dos especialistas da educação em curso superior de pedagogia ou pós-graduação; a obrigatoriedade do mínimo de 18% do orçamento anual destinados à educação pela União, e de 25% dos orçamentos dos estados e municípios na manutenção e desenvolvimento do ensino público; financiamento com recursos públicos de escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas, e criação do Plano Nacional de Educação.
As medidas do Consenso de Washington, de 1989, balizadoras do neoliberalismo de Ronald Reagan e Margareth Thatcher (Estados Unidos e Grã-Bretanha) em escala global, associadas ao fim da bipolaridade dos primeiros 50 anos do pós-guerra de 1945 (com o fim da União Soviética), fizeram com que o processo de redemocratização do Brasil ficasse reduzido. Isso ficou evidente na promulgação da LDB, cujo projeto discutido e votado por amplos setores da sociedade acabou desfigurado, sobretudo, durante a implementação das políticas públicas inerentes a esse texto legal.
O mercado ganhou maior ênfase em todas as atividades da sociedade contemporânea, sobretudo na Educação. E a repercussão desse fenômeno no ensino de História é imediata. Embora existisse um leque de correntes de pensamento da Educação e da História, até por decorrência do elevado nível de liberdade vivido no Brasil pós-1985, o grau de direcionamento exigido pelos setores hegemônicos da sociedade não permite ao educador comprometido com uma concepção inclusiva e transformadora do ensino de História.
“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.” (Karl Marx, contraditando as teses de Feuerbach)
Se, por um lado, a partir de 1989, há uma evidente quebra de paradigmas no pensamento histórico em escala planetária, não por acaso teses como a do “fim da História”, de Francis Fukuyama, e do “choque de civilizações”, de Samuel Huntington, ganham destaque e um curioso (ou suspeito?) apoio por fundações estadunidenses que inundam o mercado editorial mundial como que tais teses fossem absolutas, irrefutáveis, conclusivas.
No entanto, pensadores contemporâneos de formação marxista, como Eric Hobsbawm, Josep Fontana (estes dois historiadores), Noam Chomsky, Michel Chossudovsky, Ignacy Sachs e Edward Said mantêm um intenso e fecundo debate dentro e fora da academia, expondo a fragilidade dessas correntes midiáticas sem qualquer transcendência acadêmica, fruto do ranço ideológico estadunidense.
Reverter o status quo, caracterizado pela preponderância de valores ambíguos e voláteis como o próprio mercado, mediante adoção de novos parâmetros didático-pedagógicos para propiciar ao educando papel de agente social, protagonista da história presente, é um desafio digno de Freire (1992, p. 92), que ponderou: “A compreensão da história como possibilidade e não determinismo se sente incompatível com ele e, por isso, o nega”.
Portanto, trata-se de, enquanto educador e agente social inserido num contexto de interesses diversos e até paradoxais, proporcionar ao educando a oportunidade de se enxergar nesse contexto, ter apropriada a sua identidade, o seu protagonismo ou, melhor, o seu pertencimento. Ainda mais quando a sociedade globalizada tende a eliminar – ignorar acintosamente – as diferenças, impondo uma truculenta “uniformidade” de autenticidade duvidosa, senão fictícia. Para esse paradigmático pensador,
Somente quando os oprimidos descobrem, nitidamente, o opressor e se engajam na luta organizada por sua libertação, começam a crer em si mesmos, superando, assim, sua “convivência” com o regime opressor. Se esta descoberta não pode ser feita em nível puramente intelectual, mas da ação, o que nos parece fundamental é que esta não se cinja a mero ativismo, mas esteja associadas a sério empenho de reflexão, para que seja práxis. (FREIRE, 1987, p. 52).

Freire (1996, p. 136) também ensina, com sábias palavras de educador visionário, que:
Aceitar e respeitar a diferença é uma dessas virtudes sem o que a escuta não se pode dar. Se discrimino o menino ou a menina pobre, a menina ou o menino negro, o menino índio, a menina rica; se discrimino a mulher, a camponesa, a operária, não posso evidentemente escutá-las e se não as escuto, não posso falar com eles, mas a eles de cima para baixo. Sobretudo me proíbo entendê-los. Se me sinto superior ao diferente, não importa quem seja, recuso-me a escutá-lo ou escutá-la. O deferente não é o outro a merecer respeito, é um isto ou aquilo, destratável ou desprezível.

Esta questão ganha relevância diante do avassalador processo de globalização que se vive neste início do século XXI, quando são desenvolvidos mecanismos, sobretudo no âmbito da educação formal, em que a formação do aluno é destinada para a acirrada competitividade determinada pelo mercado e a tecnologia é fator de exclusão social planetária. Isto, aliás, foi antevisto de modo completo pelo educador brasileiro que revolucionou a educação do século XX: “O discurso da globalização que fala da ética esconde, porém, que a sua é a ética do mercado e não a ética universal do ser humano, pela qual devemos lutar bravamente, se optamos, na verdade,  por um mundo de gente.” (FREIRE, 1996, p. 144-5).
No momento que se criam instrumentos de protagonismo para o cidadão, no âmbito do Brasil, voltados para a América Latina, é oportuna a reflexão de Freire (1996, p. 94-5) sobre a obsessiva busca pela excelência no mercado, enquanto a discriminação, a exclusão e a exploração continuam a fustigar os mais fracos:
Que excelência é essa que pouco ou quase nada luta contra as discriminações do sexo, de classe, de raça, como se negar o diferente, humilhá-lo ou ofendê-lo, menosprezá-lo, explorá-lo fosse um direito sobre dos indivíduos ou das classes, ou das raças ou de um sexo em oposição de poder sobre o outro. Que excelência é essa que registra nas estatísticas, mornamente, os milhões de crianças e, se mais resistentes, conseguem permanecer, logo do mundo se despedem.

“Está em nossas mãos recomeçar o mundo outra vez.” (Tom Payne apud Josep Fontana)
A instigante reflexão sobre a produção historiográfica, o ensino da História e o ofício de professor permite um primeiro passo na perspectiva de uma docência desafiadora e, sobretudo, transformadora, ainda mais em um momento da humanidade em que a globalização impõe uma uniformidade prepotente. Até porque são indissociáveis a produção historiográfica e o ensino da História com seu contexto histórico (econômico, social, político e cultural), além dos impactos inerentes ao inesgotável debate travado nessa temática.
Indiscutivelmente, a democracia vivida nos últimos 29 anos contribuiu efetivamente para a perceptível evolução conceitual do tema e a diversidade de propostas inovadoras, ainda que sob a égide nada generosa da imposição mercadológica de correntes de pensamento com tendências totalitárias, empobrecedoras do valor maior das ciências humanas – a inesgotável reflexão do todo.
Assim, entende-se oportuna a provocação inserida nesta despretensiosa discussão, inspirada na produção reflexiva de um dos maiores educadores do século XX, Paulo Freire, ao lado de um historiador da estatura de Josep Fontana, incansável contraponto do pensamento histórico pós-moderno. Compreendendo-se que a história do homem não é determinista, e que, portanto, é possível transformá-la com bases sólidas, éticas e legítimas, nas quais as novas gerações se identifiquem e deixem sua apatia infindável para trás, é possível ousar a práxis de uma História viva, ativa, desmistificadora e vívida.
Finalmente, a compreensão da evolução do processo didático-pedagógico constitui-se em condição indispensável para dar legitimidade ao conteúdo, no atual contexto curricular, e fazer da História um dos pilares da consciência cidadã requerida neste conturbado tempo de sociedade globalizada, quando velhas práticas corroem valores vitais para a sobrevivência da humanidade. Mais que apenas bons profissionais para o mercado, o mundo prescinde de bons cidadãos para a humanidade.
“Um mais um é sempre mais que dois.”
(Beto Guedes, “O sal da Terra”)
Referências
Bibliografia principal:
ADRIÃO, Theresa; OLIVEIRA, Romualdo P. de (Orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
FONTANA, Josep. História depois do fim da história. Bauru (SP): Edusc, 1998.
FONTOURA, Amaral. Diretrizes e bases da educação nacional: introdução, crítica, comentários, interpretação. Rio de Janeiro: Aurora, 1968.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
VILALOBOS, João Eduardo Rodrigues. Diretrizes e bases da educação: ensino e liberdade. São Paulo: Edusp, 1969.
Bibliografia complementar:
ALI, Tariq. Bush na Babilônia: a recolonização do Iraque. Rio de Janeiro: Record, 2009.
ALMARAZ PAZ, Sergio. Réquiem para una República. La Paz (Bolívia): Universitaria (Universidad Mayor de San Andrés), 1969.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal Editores, 1998.
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campinas (SP): Autores Associados, 2005.
ARCARY, Valério. As esquinas perigosas da História: Situações revolucionárias em perspectiva marxista. São Paulo: Xamã, 2004.
BASCOPÉ ASPIAZU, René. La veta blanca: Coca y cocaína en Bolivia. La Paz: Ediciones Aquí, 1982.
BETHEL, Leslie (Org.). América Latina Colonial. São Paulo ; Brasília: Edusp ; Fundação Alexandre Gusmão, 1997.
______. História da América Latina. São Paulo ; Brasília: Edusp ; Fundação Alexandre Gusmão, 1997.
BITTAR, Mariluce. A face oculta da Assistência. Campo Grande: Ed. UCDB, 1995.
BOUDIN, Louis. El imperio socialista de los Incas. Santiago (Chile): Editorial Zigzag, 1943.
BUARQUE, Cristóvão. Reaja! São Paulo: Garamond, 2012.
CAIRE-JABINET, Marie-Paule. Introdução à historiografia. Bauru (SP): Edusc, 2003.
CARONE, Edgar. Classes sociais e movimento operário. São Paulo: Ática, 1989.
CARDOSO, Ciro Flamarion S.; PÉREZ BRIGNOLI, Héctor. Os métodos da História: Introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. 6.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2002.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome - O dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
CHIAVENATO, Júlio José. Bolívia - Com a pólvora na boca. São Paulo: Brasiliense, 1981.
CHOMSKY, Noam. Ano 501 – A conquista continua. São Paulo: Página Aberta ; Scritta Editorial, 1993.
______. O lucro ou as pessoas? - Neoliberalismo e ordem mundial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
CHOSSUDOVSKY, Michel. A globalização da pobreza: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial. São Paulo: Moderna, 1999.
CORRÊA, Valmir Batista. Corumbá: Terra de lutas e de sonhos. Brasília: Senado Federal, 2006.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DE NINO, Bernardino. Etnografía chiriguana. La Paz (Bolívia): Tip. I. Argote, 1912.
DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação - Na idade de globalização e da exclusão. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
EL KHALILI, Amyra. Commodities ambientais em missão de paz - Novo modelo econômico para a América Latina e Caribe. São Paulo, 2008. (Versão digital, disponível em <http://amyra.lachatre.org.br>). Acesso em: 12 ago. 2012.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2000.
FONTANA, Josep. A História dos homens. Bauru (SP): Edusc, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação - cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM Editores, 2010.
GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
______. Escritos políticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
HOBSBAWM, Eric. Era dos impérios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
______. Sobre História (ensaios). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
KLEIN, Herbert S.. Historia de Bolivia. La Paz (Bolívia): Juventud, 1994.
LAINO, Domingo. Paraguay: De la independencia a la dependencia. Asunción (Paraguai): Editorial Cerro Corá, 1976.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
LORINI, Irma. El movimiento socialista embrionario en Bolivia (1920-1939). La Paz (Bolívia): Los Amigos del Libro, 1994.
LOUREIRO, Isabel Lúcia. Rosa Luxemburgo - Vida e obra. São Paulo Expressão Popular, s/d.
LUCKÁS, Georg. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MATOS, Hugo Allan. Uma introdução à Filosofia da Libertação Latino-Americana de Enrique Dussel. Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, 2010. Versão digital, disponível em <http://hamatos.wordpress.com>. Acesso em: 25 ago. 2012.
MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: O socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
MOURA, Gerson. História de uma história: Rumos da historiografia norte-americana no século XX. São Paulo: Edusp, 1995.
MURRA, John. As sociedades andinas anteriores a 1532. Em História da América Latina (Org. Leslie Bethel). São Paulo: Edusp, 1997.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
NETTO, José Paulo. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez, 2006.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um Estado para a sociedade civil - temas éticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2004.
POMER, León. As independências na América Latina. Coleção Tudo é História. São Paulo: Brasiliense, 1988.
PRADA ALCOREZA, Raúl. Bolivia: formación social y conocimiento. Em Política (revista da Universidad Mayor de San Andrés). Ano 1, nº 1. La Paz (Bolívia), 1988.
PRADO JR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1994.
RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório – etapas da evolução sócio-cultural. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SACHS, Ignacy. Espaços, tempos e estratégia do desenvolvimento. São Paulo: Vértice, 1986.
SADER, Emir. A vingança da história. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
SAID, Edward. Orientalismo - O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Milton. O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo: Ucitec ; AGB, 1996.
SANTOS, Theotônio dos. Do terror à esperança: auge e declínio do neoliberalismo. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2004.
SCHABIB HANY, Fatmato Ezzahrá. Corumbá, Pantanal de Mato Grosso do Sul: Periferia ou espaço Central? [Dissertação de Mestrado]. Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) / Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2005.
SCHABIB HANNY, Wadia. A dissociação das políticas habitacionais e o planejamento urbano na estratégia desenvolvimentista de 1971 a 1978 na Bolívia: Os casos de La Paz e Santa Cruz de la Sierra. [Tese de Doutorado]. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) / Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 1999.
SCHAFF, Adam. Historia y verdad. México: Grijalbo, 1979.
SINGER, Paul. Dominação e desigualdade: estrutura de classes e repartição de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa do Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
VIANNA, Luiz Werneck. A revolução passiva: Iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1997.
VIEZZER, Moema. Se me deixam falar (Depoimento de Domitila Barrios de Chungara, líder mineira na Bolívia). São Paulo: Global, 1995.
WACHTEL, Natan. Os índios e a conquista espanhola. Em América Latina Colonial (organizado por Leslie Bethel). São Paulo ; Brasília: Edusp ; Fundação Alexandre Gusmão, 1997.
WOLF, Eric. Pueblos y culturas de Mesoamérica. México: Editorial Era, 1980.
ZAVALETA MERCADO, René. El Poder Dual - Problemas de la teoría del Estado en América Latina. La Paz (Bolívia): Los Amigos del Libro, 1979.




* Professor substituto de Licenciatura em História na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Campus do Pantanal (CPAN), em Corumbá, MS.